terça-feira, 25 de novembro de 2008


Conhecido, essencialmente, como escritor de livros para crianças, onde tem profícua bibliografia, António Torrado é igualmente poeta, ficcionista, dramaturgo, pedagogo, jornalista, produtor e argumentista para televisão.


Nascido em Lisboa, em 1939, António Torrado licenciou-se em Filosofia, e dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 28 anos.
Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos.

Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença.Segundo o crítico e investigador José António Gomes, António Torrado, galardoado com prémios e com livros incluídos na Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People) é um autor raro que “de forma tão equilibrada, sabe dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento imaginário infantil”.

terça-feira, 18 de novembro de 2008



Os contos das mil e uma noites nasceram há muitos séculos e sobreviveram a inúmeras versões em inúmeros lugares e épocas diferentes. Persistem porque possuem uma qualidade especial, imune às regras do tempo: o poder de comover o coração, estimular a imaginação e enfeitiçar os seus leitores.

terça-feira, 11 de novembro de 2008




Chamo-me “Os Livros que gostam de contar Histórias”!
Dentro de mim tenho muitas histórias sobre letras, palavras, livros: o livro de bolso, o livro de viagens, o livro em branco…



“O Livro em Branco e as Letras atrevidas” foi uma história escolhida e contada na hora do conto pela Equipa da Biblioteca Escolar para os alunos do 6.º ano.
É uma das minhas preferidas!
Não é que o livro, de bela capa verde e fitinha amarela, tinha um segredo?!!... Conta-o às letras atrevidas que iam para uma manifestação contra os autores, os “inventões” das estórias.
Depois da confusão e da surpresa tudo acaba bem! E quem sai a ganhar são vocês, os leitores!




terça-feira, 4 de novembro de 2008


7 de Novembro
na Biblioteca Escolar da Escola EB2/3 de Milheirós de Poiares
para os alunos dos 4.º e 5.º anos do Agrupamento.
VEM CONVIVER na companhia dos livros,
tens dormida incluída, mas sem pequeno-almoço!

Venham divertir-se connosco!
TRAZ:
pijama, saco cama (quem tiver), um lençol, uma manta/cobertor, uma almofada e muita vontade de ler...

HORÁRIO:
das 21h30m (dia 7) às 9h (dia 8)
A Equipa da Biblioteca Escolar