terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


Vamos ajudar o NUNO HIGINO a ENCONTRAR o LOCAL de DESCANSO dos PÁSSAROS?


sabes ONDE DORMEM OS PÁSSAROS ???

- A mais alta estrela. Sete histórias de Natal, 1998
- A libelinha que tocava flauta. Ilustrações de José Rodrigues, 1999
- A rainha do país dos frutos. Ilustrações de José Emídio, 2000
- O menino que namorava paisagens e outros poemas. Ilustrações de José Emídio, 2001
- A anja de hálito azul. Ilustrações de José Rodrigues, 2002
- O senhor Outono e o lagarto amigo das palavras. Ilustrações de Márcia Luças, 2002
- Todos os cavalos e mais sete. Ilustrações de Álvaro Siza
- Onde dormem os pássaros? Ilustrações de Armanda Passos, 2007

Este é o cartão de visita do escritor que elegemos para este mês: as obras da literatura infantil que deliciam grandes e pequenos…

Mas, de quem falamos, afinal?

Falamos de alguém que, desde sempre, revelou bastante sensibilidade… Em Madrid estudou Filosofia Estética na Universidade Comillas e desenvolveu uma investigação sobre "O olhar, o espaço e a arquitectura. O processo criativo de Álvaro Siza a partir da Fenomenologia". Com Siza Vieira projectou e construiu a Igreja de Santa Maria, em Fornos, Marco de Canaveses durante o tempo em que foi Pároco desta Paróquia.

E por falar em ser Padre… foi ordenado em 1985, mas acabou por deixar este ministério desiludido com a hierarquia da Igreja… não por falta de fé!
Só nos resta dizer que nasceu em 16 de Julho de 1960 em Sendim, Felgueiras… quanto ao resto, cada qual pode descobrir por si ao LER AS SUAS OBRAS!!!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009



O TODO PODEROSO LIVRO

Da autoria do espanhol Carlos Ruiz Zafón, o mistério literário, A Sombra do Vento tem a capacidade de prender o leitor, de tal forma que, na manhã em que o folheei pela primeira vez e me deixei levar pelas suas palavras mágicas e imbuídas de mistério, só parei de o ler quando reparei que tinha começado a cair a noite.

E se um dia…escolhesse um livro que o levaria a uma outra concepção da realidade do mundo das palavras? Poderá um livro mudar a nossa vida? Mudar a forma como nos relacionamos? Poderá um livro guiar-nos até ao Amor? Pode! A Sombra do Vento tem esse poder!

O enredo é de tal forma cativante, as personagens tão ricas e plenas de desejo, de levarem o leitor a descobrir os seus maiores desejos, que é fácil deixar -se cativar para todo o sempre por personagens como: Daniel, a quem levam ainda muito novo a visitar um cemitério de livros esquecidos…, o generoso e surpreendente Fermín e o enigmático e apaixonante Julian Carax.

A acção tem lugar sobretudo em Barcelona, durante a ditadura de Franco. Ao longo de vários capítulos, o leitor não só vai conhecendo intimamente as personagens fulcrais, como também vai sendo guiado através das ruas da cidade e conhecendo como as pessoas se movimentavam e viviam.

A descrição que Zafón faz da opulência em que os ricos viviam, contrastando com as dificuldades dos pobres, dá ao leitor uma clara noção da sociedade espanhola, da primeira metade do século XX.

Atravessando várias décadas, vamos sendo transportados para dentro do livro… ansiando que Julian encontre Penélope… ou ainda… desejando que alguém nos ame como eles se amam… mas também, avidamente vamos folheando cada folha, para que aos injustiçados seja feita justiça, e que o final merecido seja o mais lírico possível!

Em suma, o que se pode esperar deste romance é sermos levados a sonhar com a vida, o amor… e sobretudo a apreciarmos o mundo dos livros, e apercebermo-nos como apenas um… nos pode mudar a existência.

A história, resumidamente, é esta:
Daniel Sempere, um jovem órfão de mãe, nascido na época após o fim da Guerra Civil espanhola, mora com o seu pai, um alfarrabista, na cidade de Barcelona.Um dia, o pai leva-o ao cemitério dos livros esquecidos, um armazém, guardado por um velhote com cara de diabrete que encerra no seu interior todos aqueles livros que o mundo esqueceu. Daniel tem ainda a oportunidade de escolher um livro, um qualquer, por ser esta a sua primeira visita a este lugar. O Jovem escolhe, A Sombra do Vento, de Julian Carax, um livro que o deixa fascinado desde o primeiro momento e pelo qual começa a nutrir uma verdadeira obsessão. Procura então outras obras deste autor e descobre que não existem pois uma personagem misteriosa dedica-se a queimar todos os exemplares escritos por Julian Carax. Aguçado pela intriga, Sempere procura desvendar a história sobre este autor misterioso…

Leia-o… vai ver que não o vai largar até à última sílaba!