quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO - BAÚ DE CONTOS (II)

Nasceu hoje mais uma obra de arte das mãos dos alunos do 2º ano da EB1 de Pigeiros e da ilustradora Isabel Pelaez. Com tanta criatividade e talento, o nosso ebook vai ficar fantástico!

O Sapo Teimoso






terça-feira, 29 de janeiro de 2013

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO - BAÚ DE CONTOS

A ilustradora Isabel Pelaez, juntamente com os alunos dos contos vencedores da II edição do Baú de Contos, deitou hoje mãos à obra, dando início à última fase deste projeto: a ilustração dos contos vencedores.
Eis o extraordinário produto final da primeira sessão de trabalho. Parabéns à Isabel e aos alunos do 3º ano da EB1 de Romariz! 

A Aventura dos Piratas!







segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VENCEDORES DA II EDIÇÃO DO BAÚ DE CONTOS



Já estão apurados os contos vencedores. A tarefa do júri não foi fácil. Mas depois de muito analisar e deliberar... Aqui vão os premiados.
Já a partir de amanhã, iniciam as oficinas de ilustração dos textos vencedores, orientadas pela ilustradora Isabel Pelaez. O produto final será publicado em e-book.



Categoria
Conto Vencedor
Turma/Escola
Oficina de Ilustração
2º ano
O sapo teimoso
2º ano / EB1 de Pigeiros
30 janeiro / 9h-10h30m
3º ano
A aventura dos piratas
3º ano C/ EB1 de Romariz
29 janeiro / 11h-12h
4º ano
O peixe e a fada
4º ano / EB1 de Pigeiros
6 fevereiro / 9h-10h
5º ano
O gigante e o livro mágico
5º D / EB23 M. Poiares
4 fevereiro / 8h30-9h30m
6º ano
O chapéu mágico
6º C / EB23 M. Poiares
5 fevereiro / 8h30m-9h30m
7º ano
Alfredo e a baleia
7º A / EB23 M. Poiares
8 fevereiro / 10h15-11h15m



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

7 DIAS, 7 DICAS COM OS MEDIA




"7 dias, 7 dicas sobre os media" é um concurso destinado "à sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no seu quotidiano." Nesse âmbito, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social e a Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia lançam este concurso dirigido a alunos do ensino básico e secundário com o objetivo de "fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor" através da produção de Dicas (que poderão ser alertas, recomendações e conselhos), em formato áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz. 
 As categorias em que se inserem os trabalhos são: 1º e 2ºciclos 3ºciclo e secundário Os vencedores receberão individualmente um tablet. 
 A RBE sugere que esta atividade seja organizada através da colaboração entre a biblioteca escolar, professores, alunos e clubes de rádio e televisão escolares. 
 CALENDARIZAÇÃO: 
• janeiro, 21 a 31: divulgação junto de alunos, professores, rádios e televisão escolares; 
• fevereiro e março: produção dos trabalhos e seleção interna do melhor, por escola/agrupamento e categoria definida; 
 • abril, 7: último dia para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias a concurso; 
 • maio, 3: comunicação dos resultados do concurso.

O regulamento pode ser consultado aqui.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CONHECER PARA PROTEGER SEGURANÇA NA INTERNET


O direito à privacidade (art. 12º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) tem sido na sociedade atual ameaçado fortemente pelo fluxo livre da Informação, potenciado pelas novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Atualmente, a Internet entrou na vida das crianças/jovens, passando a fazer parte dela. Apesar de ser de grande utilidade a nível educativo (acesso à informação), quando não utilizada responsavelmente, a Internet comporta sérios riscos para a privacidade dos seus utilizadores, alguns deles decorrentes da interação online que permite estabelecer. Um dos maiores desafios que se colocam à privacidade é precisamente o facto de a maioria dos dados pessoais publicados nos novos espaços interativos o serem por iniciativa do próprio utilizador, contando assim com o seu consentimento.
A solução não passa pela proibição da sua utilização, mas sim pela prevenção através da (in)formação.
Neste contexto, a Biblioteca Escolar da EB23 de Milheirós de Poiares vai dinamizar, a partir do dia 21 de janeiro, ações de (in)formação sobre segurança na internet, para os alunos do 5º  do 6º ano.
Pretende-se, através da elaboração de um produto informativo simples, contribuir para a compreensão de uma questão ética – a privacidade online - alertando os alunos para a necessidade de, conhecendo o contexto e respetivas consequências/implicações, se efetuarem escolhas de uma forma consciente e responsável.




quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

VENCEDORES DO CNL

Já estão apurados os alunos que representarão a Escola EB23 de Milheirós de Poiares na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura:

Cátia Abreu (8º B)
Ana Ferreira (7º A)
Rita Gomes (8º A)


PARABÉNS!



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Realizou-se hoje a primeira Fase (Fase Escola) do Concurso Nacional de Leitura, na BE da EB23 de Milheirós de Poiares.
139 alunos do 3º ciclo tiveram de dar mostras da leitura da obra "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado, através da concretização de uma prova escrita online.
Brevemente serão anunciados os vencedores!


domingo, 6 de janeiro de 2013

VOTOS DE UM BOM ANO 2013

A equipa da BE deseja a todos os seguidores/visitantes deste blogue um BOM ANO, repleto de Esperança, Partilha e ... de MUITAS LEITURAS, ou melhor dizendo, de MILEITURAS!