quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

FEVEREIRO: ESTÓRIAS E AFETOS

Último dia do mês... Um mês intenso, onde os afetos imperaram.
Na bagagem, levamos estórias e sentimentos.
Várias paragens foram efetuadas. Em todas elas, fomos muito acarinhadas quer por miúdos, quer por graúdos...
Em todas elas, fomos presenteadas com muita criatividade...
A última paragem foi a EB1 de Pigeiros, onde recebemos os alunos desta escola e as crianças do Jardim de Infância.
Obrigado a todos, do fundo do coração!


EB1 de Pigeiros





Trabalhos das crianças do JI de Pigeiros



Poema - 3º ciclo

Uma História de Amor


Eu via-a todos os dias,
sempre com o sorriso na cara
"mas porquê aquelas alegrias?"
perguntava eu até, "lhe tirar a máscara"



Certo chuvoso dia, apanhei-a;
ela estava completamente desamparada,
afinal, aquela linda sereia
estava completamente cortada...



As suas cicatrizes eram horríveis,
ela apenas dizia "está tudo bem..."
esperava sempre por dias mais fáceis,
para saber o passado da jovem!



«Todos os dias forço um sorriso,
mas na verdade, atrás dele escondo sofrimento...
choro sempre que penso nisso,
mas agora...tudo é cinzento.



Todos os santos dias
"mergulho" a lâmina na minha pele,
apenas espero um tipo de "Messias"
que me salve, me ame e me trate como uma "mademoiselle"! »



Isto fora o que lera
naquele dia triste,
ela tinha partido! ...Doera...
todos os dias leio a carta, viste?
Eu amava-a, e não a ajudei!



Cátia Silva Abreu 8º B (EB23 de Milheirós de Poiares)


Trabalhos das crianças do JI de Goim - Romariz









ESTAFETA DE CONTOS CONTO COM(TIGO)

Hoje, a Estafeta de Contos concelhia chegou novamente ao nosso Agrupamento, fazendo uma paragem na Biblioteca Escolar da EB1 de Romariz.
O testemunho da estafeta foi passado de uma forma muito original entre as duas professoras bibliotecárias, Manuela Coelho e Olívia Brandão!
Um agradecimento especial à Manela, que proporcionou a todos os presentes um momento de leituras muito DOCE! No final da sessão, o sentimento de todos era comum: ADORO CHOCOLATE!







ESTAFETA DE CONTOS "CONTO COM(TIGO)"

E hoje foi o dia de a BE da EB23 de Milheirós de Poiares entregar o testemunho da estafeta de contos concelhia à BE da Escola Básica de Mosteirô.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESTAFETA DE CONTOS CONTO COM(TIGO)

A Estafeta de Contos, atividade concelhia de todas as Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, chegou hoje à EB23 de Milheirós de Poiares. Os professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe proporcionaram a miúdos e a graúdos uma verdadeira manta de contos! Excelente!
Obrigado João e Fernanda pela vossa passagem, bem animada e muito expressiva, na nossa escola.





domingo, 24 de fevereiro de 2013

OS AFETOS NO JI DO PEREIRO

Na passada quinta feira, a equipa da BE foi recebida com muito amor e carinho pelos meninos e pelas educadoras do JI do Pereiro (M. Poiares). E o nosso périplo dos afetos continua...






quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

HORA DO CONTO - AFETOS

No passado dia 14 de fevereiro, a equipa das Bibliotecas Escolares da EB23 de Milheirós de Poiares e da EB1 de Romariz deu início a um périplo de histórias bastante afetivo.
A partir dos livros "Achimpa", "A grande fábrica de palavras", "Apaixonados" e "O amor e a amizade", esta equipa já proporcionou às crianças da EB1 de Igreja Romariz, J.I. de Goim Romariz, JI do Bairro e EB1 do Bairro um momento pleno de carinho e de muito boa disposição.
Hoje, foi a vez dos alunos da EB23 de Milheirós de Poiares usufruírem deste momento cultural. E o nosso périplo continuará até ao final da próxima semana, efetuando paragens no JI do Pereiro (M. Poiares) e no JI e EB1 de Pigeiros.


EB1 de Romariz


Trabalhos efetuados no âmbito dos afetos (EB1 de Romariz)



EB23 de Milheirós de Poiares



















segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BAÚ DE CONTOS II

E, finalmente, o último trabalho resultante das oficinas de ilustração realizadas. Este trabalho é da autoria dos alunos do 7º A da EB23 de Milheirós de Poiares.
Brevemente, os contos e respetivas ilustrações serão editados em formato ebook. Mais uma vez, um agradecimento especial à ilustradora Maria Isabel Pelaez, sempre incansável nestas andanças.

Alfredo e a Baleia


FEIRA DO LIVRO DE AUTOR

Está a decorrer, nas Bibliotecas Escolares da EB23 de Milheirós de Poiares e da EB1 de Romariz, uma Feira do Livro da autora Isabel Alçada que se encontrará com os alunos do 4º ano, do 5º A, 5º B, 8º A, 8º B e 8º C no próximo dia 5 de março.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ISABEL ALÇADA




Isabel Alçada, nome literário e profissional de Maria Isabel Girão de Melo Veiga Alçada, nasceu em Lisboa a 29 de maio de 1950, filha mais velha de uma família maioritariamente feminina. A casa estava sempre cheia de tias e primas de todas as idades, gente muito alegre e comunicativa. As crianças ocupavam o primeiro lugar, mas todas se submetiam à autoridade paterna, uma autoridade firme, positiva, criativa. Era o pai quem convidava os amigos, organizava passeios, jogos, piqueniques, viagens. Era também o grande contador de histórias, um permanente estímulo intelectual para as três filhas. A infância e juventude decorreram, portanto, num ambiente caloroso e feliz.
Foi aluna do Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974. Ainda estudante, inicia a sua atividade profissional como formadora no Centro de Formação e Orientação Profissional. 
Em setembro de 1976, iniciou a atividade docente como professora de Português e História do 2º ciclo. Nesse mesmo ano, fez o Estágio Pedagógico na Escola Preparatória Fernando Pessoa, em Lisboa, sendo convidada no ano seguinte para trabalhar na Formação de Professores, como orientadora de estágio. Nessa qualidade, participou em diversos cursos e seminários sobre a didática da História, realizados no nosso país e no estrangeiro. Mais tarde, desempenhou funções no Conselho Diretivo da sua escola, acumulando com um cargo na direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa. 
Nos anos letivos de 1982/1983 fez o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Boston, após o que passou a trabalhar no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério de Educação. 
A partir de 1985, integrou o quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde continua a lecionar, acumulando o ensino com a coordenação da Biblioteca -Centro de Recursos. 
Em 1987, foi convidada pela Comissão da Comunidade Europeia para integrar uma equipa de especialistas europeus em formação de professores, tendo realizado, em parceria com os técnicos dos outros países comunitários, o estudo “Estratégias de Formação de Professores nos Países da CEE”. 
 No ano letivo 1995/1996, foi nomeada, pelo Ministro da Educação, coordenadora do grupo de trabalho encarregado de conceber a Rede de Bibliotecas Escolares.
Em janeiro de 2001, assumiu o cargo de Administradora da Fundação de Serralves, em regime de voluntariado. 
Em 2006 (até 2009), foi designada comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), uma iniciativa dos ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares. O PNL tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos parceiros europeus. 
Em outubro de 2009, respondendo ao convite do primeiro-ministro, José Sócrates, integrou o XVIII Governo Constitucional, assumindo assim o cargo de Ministra da Educação. 
A par desta intensa atividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Ana Maria Magalhães, em 1982. 
Ambas as autoras passaram a sua infância e juventude num ambiente caloroso, rico de experiências humanas. Desde muito novas, foram sempre estimuladas a ouvir histórias por pessoas com um enorme talento para as contar, daí desenvolverem uma aptidão especial para comunicarem com os mais novos. Conheceram-se em 1976, à porta da escola onde iam fazer estágio. Já escreveram juntas mais de oitenta obras. Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, refletem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos. 

 OBRAS ESCRITAS PARA UM PÚBLICO INFANTIL OU JUVENIL
Isabel Alçada em co-autoria com Ana Maria Magalhães: 

1982/2009 Coleção “Uma Aventura”- Editorial Caminho 
1998/2000 Coleção “Viagens no Tempo” - Editorial Caminho 
1989/1991 Coleção “Asa Delta” - Editorial Caminho: 
1989 O Tapete Mágico; 1991 O Azulejo Mágico; 1991 Os Músicos Mágicos. 
1999/2000 Coleção “Do Dia e da Noite”- Editorial Caminho: 
1999 Diário Secreto de Camila; 2000 Diário Cruzado de João e Joana. 
1993/2006 Coleção “Historia de Portugal”- 8 volumes - Editorial Caminho: 
1993, Os Primeiros Reis; 1994, No Reino de Portugal; 1995, Tempos de Revolução; 2001, Viagens e Aventuras; 2003,As Grandes Viagens; 2004, Nos Quatro Cantos do Mundo; 2006,Portugal Encoberto e Restaurado; 2008, História de Portugal VIII. 
2001/2003 Coleção “Ler dá prazer”- 4 volumes - Editorial Caminho: 
2001, A Gata Gatilde; 2001, O Leão e o Canguru; 2001, O Crocodilo Nini; 2003, A Joaninha Vaidosa 2003/2005 Coleção “A floresta mágica”- 4 volumes - Editorial Caminho: 
2003,Os Primos e a Fada Atarantada; 2003, Os Primos e a Bruxa Cartuxa; 2005, Os Primos e o Feiticeiro Lampeiro; 2005, Os Primos e o Mago Envergonhado. 
2005/2006 Coleção “Quero Ser”- 2 volumes - Editorial Caminho: 
2005,Quero Ser Actor; 2006, Quero ser Outro. 
1994 - Os Jovens e a Leitura nas Vésperas do Século XXI - Editorial Caminho 
1998 - Histórias e Lendas da Europa - Editorial Caminho 
1998 - Histórias e Lendas da América - Editorial Caminho 
1998 - Piratas e Corsários- Editorial Caminho 
2000 - Lendas da Europa - Histórias e Jogos (CD-ROM) - Editorial Caminho 
2001 - História e Lendas - Editorial Caminho 
2004 - Natal! Natal! - Editorial 
Caminho 2005 - Há Fogo na Floresta - Editorial Caminho 
2007 - Três Fábulas - Editorial Caminho 
2009 - Rãs, Príncipes e Feiticeiros - Editorial Caminho 
Histórias dos Jerónimos - Editorial Caminho 

Isabel Alçada em co-autoria com outros autores 

2004 - História e Geografia de Portugal 6.º ano - Texto Editores 
2004 - Contos Tradicionais Povo Português - Dom Quixote 
2003 - Contos de um Mundo com Esperança - Texto Editores 

Fontes: 
http://expresso.sapo.pt/ministra-da-educacao-isabel-alcada=f543083 http://wiki.ued.ipleiria.pt/wikiEducacao/index.php/MAGALH%C3%83ES,_Ana_Maria_e_AL%C3%87ADA,_Isabel 
http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=autores&id=2