sexta-feira, 15 de março de 2013

(A)MAR LER AO ENTARDECER

Em Romariz, a Semana da Leitura encerrou hoje com um momento cultural destinado às famílias "(A)Mar Ler ao Entardecer", realizado no auditório da Junta desta Freguesia. Crianças do JI de Romariz, alunos da EB1 de Romariz, docentes e educadoras, assistentes operacionais e pais participaram ativamente, proporcionando a todos os presentes um verdadeiro momento criativo e pleno de estórias (contadas, dramatizadas, dançadas e musicadas), banhadas pelo mar.
No final, foram sorteados os vencedores dos concursos Bibliomix e Bibliomar.










ESTAFETA DE CONTOS INTERTURMAS

Terminou hoje a Semana da Leitura. Foi uma semana intensa! Uma verdadeira estafeta!
Parabéns a todas as turmas que, ao longo da semana, passaram o testemunho da leitura, de turma em turma, de forma tão empenhada e criativa.
Um agradecimento aos docentes de português, que prepararam conjuntamente com os alunos a atividade.










quinta-feira, 14 de março de 2013

BAÚ DE CONTOS II - Edição de ebook

Durante a presente semana, têm estado expostos na Biblioteca Escolar da EB23 de Milheirós de Poiares os trabalhos  vencedores (contos e ilustrações) da 2ª edição do Baú de Contos.




A criatividade imperou mais uma vez! Fadas, piratas, sábios, baleias, cavalos marinhos... e tantos outros seres animaram as estórias criadas! O Mar banhou todas as ações e... ilustrações.
E eis o fantástico resultado: seis contos ilustrados, editados em formato digital, que deleitarão certamente os seus leitores.
Parabéns aos pequenos escritores e ilustradores!
Um agradecimento especial à ilustradora Isabel Pelaez que, com a sua mestria e arte, guiou os pequenos artistas pelo caminho da cor e da criatividade! 





quarta-feira, 13 de março de 2013

Hora do Conto HÁ MAR E MAR... HÁ IR E SONHAR!

Hoje, a equipa da Biblioteca Escolar da EB23 de Milheirós de Poiares presenteou a comunidade educativa com um momento de leitura subordinado à temática "Mar" e "Sonho". Várias foram as obras utilizadas para dar vida a este momento: “O que eu sei sobre o mar”, in Livro com cheiro a caramelo (Alice Vieira); Infante D. Henrique, o navegador dos sonhos (José Jorge Letria); Onda (Suzy Lee, adaptação de Pedro Lopes); A Rosinha, o mar e os sonhos (Rosário Alçada Araújo); O sonho é… (José Jorge Letria); Pelo sonho é que vamos (Sebastião da Gama); Pedra Filosofal (António Gedeão, interpretado por Manuel Freire); O castelo de areia (Luísa Ducla Soares).
Alunos do 2º ciclo, e respetivas docentes de Educação Musical, animaram também este momento, abrindo a primeira sessão com a interpretação de "A canção do mar", de Dulce Pontes.
Contamos também com  a preciosa colaboração dos alunos Pedro Lopes e Ricardo, que contaram, declamaram e... encantaram!
Mais uma vez os parabéns ao aluno Pedro Lopes (e respetivas docentes de Linguagem e Comunicação e TIC), pela fantástica adaptação do álbum "Onda", de Suzy Lee.
O nosso agradecimento também à professora Célia, pelos magníficos chapéus que idealizou para esta Hora do Conto.










terça-feira, 12 de março de 2013

LEITURINHAR

Ontem e hoje, os alunos do 3º ano da EB1 de Pigeiros e da EB1 de Romariz e do 5º e 6º anos da EB23 de Milheirós de Poiares prestaram provas de leitura (leitura expressiva, compreensão e argumentação), no âmbito do concurso "Leiturinhar".
Os nossos leitores não facilitaram a "vida" ao júri! Leram e encantaram! Parabéns a todos!
O nosso agradecimento aos elementos da comunidade que colaboraram com as Bibliotecas Escolares ao aceitarem o nosso convite para integrarem o júri desta edição do concurso (direção, docentes, assistentes operacionais, autarquia, associação de pais, imprensa local).







À Conversa com... ADÉLIA CARVALHO

A simplicidade, a simpatia e a humildade da autora Adélia Carvalho cativou todos aqueles que participaram hoje nas duas sessões realizadas na Biblioteca Escolar da EB1 de Romariz.
Crianças do JI de Romariz, do Centro Social da mesma freguesia e os alunos da EB1 cativaram também a autora com a criatividade dos trabalhos apresentados, decorrentes das obras trabalhadas em sala de aula.
Um encontro muito frutífero para ambas as partes!









segunda-feira, 11 de março de 2013

ESTAFETA DE CONTOS INTERTURMAS

No âmbito da Semana da Leitura, iniciou-se hoje a Estafeta de Contos Interturmas, na EB23 de Milheirós de Poiares. Ao longo de toda a semana, todas as turmas apresentarão as suas leituras (contos, poemas...) subordinadas à temática "Mar".



ONDA

No primeiro dia da Semana da Leitura, eis a apresentação de uma adaptação do álbum infantil "Onda", de Suzy Lee.
 Um aluno de Currículo Alternativo (9º ano), da Escola EB23 de Milheirós de Poiares, deu palavras a esta magnífica obra, enriquecendo-a ainda mais!
Parabéns, Pedro, pelo teu trabalho! Parabéns também às docentes de Linguagem e Comunicação (professora Conceição) e de Tecnologias da Informação e Comunicação (professora Lígia) que orientaram esta adaptação.



domingo, 10 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA - PROGRAMA

Durante a próxima semana, comemora-se a Semana da Leitura no nosso agrupamento. Eis as atividades que serão dinamizadas ao longo de toda a semana nas Bibliotecas Escolares da EB1 de Romariz e da EB23 de Milheirós de Poiares, assim como na EB1 de Pigeiros e nos JI de Pigeiros, Romariz e Milheirós de Poiares.



terça-feira, 5 de março de 2013

ENCONTRO COM... ISABEL ALÇADA

Hoje foi um dia em cheio! Em cheio e cheio de muita criatividade, partilha, leituras e... conversas animadas com a escritora Isabel Alçada.
Alunos do 4º, 5º e 8º ano da EB1 de Romariz e da EB23 de Milheirós de Poiares apresentaram à autora os diferentes trabalhos elaborados em contexto de sala de aula, decorrentes das obras analisadas, e tiveram oportunidade de satisfazer a sua curiosidade literária, colocando questões sobre a vida e obra da escritora. 
Foram momentos muito criativos, animados e enriquecedores.
Parabéns aos alunos e docentes de português que contribuíram para que os objetivos da atividade fossem alcançados!